PROJETO DE LEI Nº 27, DE 2020

Dá a denominação de “Viaduto Jornalista Paulo Henrique Amorim” ao atual “Viaduto Campo Belo”, em Santo Amaro, na zona sul da Capital.

 

 

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO DECRETA:

 

 

Artigo 1º – Passa a denominar-se “Viaduto Jornalista Paulo Henrique Amorim” o atual Viaduto Campo Belo localizado na zona sul no Município de São Paulo.

 

Artigo 2º – Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

 

JUSTIFICATIVA

 

Pelo presente Projeto de Lei, dá-se a denominação de “Viaduto Jornalista Paulo Henrique Amorim” ao atual “Viaduto Santo Amaro”, localizado na Zona Sul do Município de São Paulo.

Nascido no Rio de Janeiro, formado em Sociologia e Política, filho de jornalista, seguiu os passos do pai, estudou em escolas da cidade onde nasceu e começou a trabalhar já adolescente, com a imprensa, trabalhando em jornais, revistas, televisão, Internet e publicação de livros. Cobriu eventos com repercussão internacional: a eclosão do vírus ebola na África (1975 a 1976); a eleição (1992) e a posse do então novo presidente norte-americano Bill Clinton (1993); os distúrbios raciais (1992) e o terremoto (1994) de Los Angeles; a guerra civil de Ruanda e a rebelião zapatista no México (1994).

Entre episódios de sua trajetória, destacam-se: trabalho em Nova Iorque, nos Estados Unidos, Editora Abril para ser repórter e correspondente internacional, primeiro da revista Realidade, depois da revista Veja, sendo seu primeiro correspondente internacional. Passou pelas emissoras de TVs Manchete e Globo, tendo aberto sucursais para esses veículos em Nova Iorque, Estados Unidos, passando parte da sua vida trabalhando no exterior.

Em 2003, Paulo Henrique Amorim foi contratado pela Record TV, onde apresentou o Jornal da Record segunda edição. No ano seguinte, ajudou a criar a revista eletrônica Tudo a Ver na emissora. Em 2006, assumiu a apresentação do Domingo Espetacular, onde ficou até junho de 2019.

O jornalista foi idealizador do primeiro canal de notícias em streaming na internet brasileira, o UOL News, lançado em 2000, no UOL, portal onde ficou até 2006. Neste mesmo ano, começou no portal IG, repetindo o formato do seu programa Conversa Afiada, então exibido na TV Cultura.

Paulo Henrique Amorim morreu em casa, na madrugada do dia 10 de julho de 2019 aos 76 anos, vítima de um infarto fulminante. Destacam-se algumas premiações recebidas ao longo de sua carreira:

  • 1972: PHA ganha Prêmio Esso na categoria Prêmio Esso de informação econômica pela reportagem “A renda dos brasileiros” na revista Veja;
  • 1999: Programa Jornal da Band, apresentado por PHA, ganhou o prêmio de Melhor Telejornal de 98 da APCA
  • 1999: Programa Fogo Cruzado ganhou o prêmio de Melhor Programa Jornalístico da APCA
  • 2016: Site Conversa Afiada ganha Prêmio Influenciadores Digitais 2016 na categoria “Economia, Política e Atualidades”.

 

O Viaduto Campo Belo foi construído pelo Metrô na Avenida Santo Amaro, sobre a Avenida Roberto Marinho, na zona sul da capital tendo sido liberado para o trânsito de veículos no dia 18 de Dezembro de 2017, quando o governador Márcio França participou da entrega do novo viário, erguido em Santo Amaro e que fica nas proximidades da estação Campo Belo, da Linha 5-Lilás.

A obra facilitou muito o trânsito da Avenida Santo Amaro. O viaduto que foi entregue pelo governo estadual permitiu a continuidade dos serviços de construção do acesso à estação Campo Belo, além dos trabalhos de pavimentação das ruas próximas e de paisagismo, sendo inconteste a importância da obra.

Resta claro, que a importância da trajetória do homenageado é de mister relevância não só para o Estado de São Paulo, mas para todo o Brasil, razão pela qual peço aos meus nobres pares todo o apoio para a aprovação deste projeto de lei.

 

Sala das Sessões, 7/2/2020.

 

  1. a) José Américo – PT

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

projeto-de-lei-n-27-de-2020-deputado-jos-amrico
WhatsApp chat
%d blogueiros gostam disto: